terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A solidariedade para com pessoas carentes, que utilizam o serviço de saúde em Praia Grande, vai ganhar maior dimensão com a Associação de Voluntários e Amigos da Saúde da Mata Atlântica (AVASMA). Recém-criada, a entidade tem como presidente Wilma Barroso de Aquino, ou “tia Wilma”, cuja história é conhecida e respeitada por sua dedicação à causa. Na terça-feira (13), propostas da instituição serão apresentadas na Câmara Municipal.

O desejo de fundar uma associação surgiu da necessidade de organizar melhor o serviço voluntário na Cidade. Sem salário, já que ainda não é aposentada, Wilma sobrevive com R$ 770,00, que o marido recebe de pensão, e com a ajuda de um filho. Com apoio da família, se formou em cursos de Auxiliar de Enfermagem e em Técnica de Imobilização Hospitalar, aprendizado que põe em prática gratuitamente todos os dias.

A associação conta com a ajuda da psicóloga Maria do Carmo Gomes Ferreira, que é funcionária da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e responsável pela humanização do atendimento nas unidades de saúde da Cidade. Juntas, elas buscam ampliar essa corrente humanitária de ajuda aos necessitados em postos de saúde municipais. “A Tia Wilma é um ser humano maravilhoso e tem uma capacidade incrível de contagiar as pessoas com esse sentimento raro de ajuda ao próximo”, disse a psicóloga.

Tia Wilma coordena um grupo de mais de 20 pessoas, que se revezam em atendimentos a pacientes e até aos familiares deles em unidades de saúde dos bairros Anhanguera, Ocian, no Cemas e nos Prontos Socorros do Quietude e Samambaia. Nesses locais, eles fazem trabalhos diversos, como banho em pacientes, corte de unhas e de cabelos, fornecimento de alimentos, chupetas e fraldas para crianças, além de produtos de higiene pessoal. Tudo é captado por meio de doações ou adquirido com recursos próprios de Tia Wilma.

A apresentação oficial da entidade aconteceu às 19 horas e contou com a presença de vereadores, representantes de secretarias municipais e demais convidados. A Câmara Municipal fica na Praça Vereador Vital Muniz, 01 bairro Boqueirão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após a aprovação do moderador.