quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

História de Praia Grande #1


A história da sua formação está intimamente ligada à de São Vicente, da qual foi Distrito 
até 1966, quando o Supremo Tribunal Federal, examinando recurso extraordinário pela 
municipalidade de São Vicente, deu ganho de causa ao Município de Praia Grande, concedendolhe autonomia. A Lei Estadual n8092, de 28 de fevereiro de 1964, já havia determinado a 
emancipação, não fora a citada medida judicial. 
    Essa emancipação, contudo, foi fruto de longa luta, iniciada no bairro de Solemar, em 
1953, por Júlio Secco de Carvalho, sustentada mais tarde por Oswaldo Toschi, por Nestor Ferreira da Rocha, e seguida por centenas de outros nomes da sociedade local, políticos, profissionais liberais, etc., junto ao Governo do Estado, Assembléia Legislativa e mais tarde, na Justiça do Estado e Federal. 
     O progresso de praia Grande está também ligado ao nome da família Andraus, que idealizou e construiu o bairro de Cidade Ocian, um, dos mais promissores empreendimentos modernos no povoamento da região, implantando sobre sítio inóspito, dominado mangues, antes propriedade remanescente da família de Maria da Conceição e Silva, herdada de seus antepassados no século XIX. 
     O topônimo Praia Grande decorre da extensa praia - cerca de 40 quilômetros - que lhe serve de divisa territorial, e que os primitivos habitantes já chamavam de “peaçabuçu”, o porto grande. 

Gentílico: praia-grandense

Formação Administrativa 
     Distrito criado com a denominação de Praia Grande, pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, criado com terras desmembradas do distrito de distrito de Solemar, subordinado ao município de São Vicente. 
     Elevado à categoria de município com a denominação de Praia Grande, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado de São Vicente. Sede no atual distrito de Praia Grande (exlocalidade). Constituído de 2 distritos: Praia Grande e Solemar, ambos desmembrados do município de São Vicente. Instalado em 19-01-1967. 
     Em divisão territorial datada de 31-XII-1968,  o município é constituído de 2 distritos: Praia Grande e Solemar. 
     Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.  

Fonte: IBGE