terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Início do Serviço Tratamento fora do domicílio em Praia Grande

Maria Carmem Garcia Nieves
Participei nesta terça-feira, às 11 horas, Avenida Presidente Kennedy, 10.350, Bairro Mirim, da inauguracao da modernização do transporte para Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O serviço, que chega a atender 250 pessoas por mês, se tornou mais ágil e funcionará em um local espaçoso onde ocorreu a solenidade e de confortáveis acomodações. Os pacientes passarão a ser transportados em vans com poltronas executivas e tevê a bordo.

De acordo com a assistente social da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Maria Carmem Garcia Nieves, mais de 3.200 pessoas chegaram a utilizar o TFD neste ano. “O serviço é um direito do munícipe e beneficia pacientes cujos tratamentos não são disponibilizados no município ou na Baixada Santista”, salienta. 

Diariamente, pelo menos 15 pessoas buscam atendimento para seus problemas de saúde em outros municípios, saindo de suas casas ainda de madrugada para chegarem cedo ao destino.

O Hospital das Clínicas, o Instituto do Câncer e o Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, na Capital, são os locais para onde se dirigem a maioria dos pacientes da Cidade. Veículos da Sesap transportam as pessoas, 
adequando agendamentos ao roteiro de cada paciente.




Dr Adriano Bechara

 Pronunciamento do Dr Adriano Bechara no evento Atendimento Fora do Domicilio. by Osvaldo Costa

Segundo o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, o transporte é feito de forma criteriosa. “Todo o cuidado é adotado para que as viagens sejam feitas adequadamente, respeitando os horários agendados nas instituições hospitalares fora do Município. Em razão do percurso e do desgaste físico com a viagem de ida e volta, pensamos em melhorar o serviço e beneficiar ainda mais estes pacientes”, disse.



O transporte passou a ser terceirizado, com cinco veículos novos, sendo um deles adaptado para cadeirante. Devido à burocracia com a logística e acomodações, antes o agendamento e a confirmação do horário das partidas eram informados com um dia de antecedência das viagens. Muitas vezes, por imprevistos, alguns pacientes desistiam do transporte e não conseguiam cancelar a tempo o compromisso com o transportador.







Conforme o secretário executivo da Sesap, Cleber Suckow Nogueira, com a terceirização, os pacientes ficam sabendo com boa antecedência sobre os dias e horários do transporte. “Agora com até quatro dias de antecedência os pacientes são informados dos agendamentos. Com isso, podemos otimizar toda a logística e evitar os imprevistos que ocorriam anteriormente. Se houver uma desistência, os motoristas não vão mais perder tempo e podem se programar antecipadamente”, destacou.

Para saber mais sobre o assunto ou como ter direito às remoções, basta se dirigir à Multiclínica Boqueirão, que fica na Avenida Presidente Kennedy, s/n. O horário de atendimento é das 8 às 12 horas, de segunda a sexta-feira. Recomenda-se chegar meia hora antes para retirada de senha, com limite de atendimento de 14 pessoas por dia. É preciso levar cópia não autenticada de RG ou cartão SUS e da confirmação de agendamento na unidade de destino fora da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O local de onde partirão os pacientes para os destinos fora do Município fica na Avenida Presidente Kennedy, 10.350, Bairro Mirim.