quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Reunião do CONSEG/Norte Praia Grande



História dos CONSEGs.

Os CONSEGs foram criados através do Decreto Estadual n.º 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentado pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, sendo a função de Coordenador Estadual dos CONSEGs, criada pelo Decreto Estadual n.º 25.366, de 11 de junho de 1986.

Cada CONSEG exige, para sua homologação pelo Secretário da Segurança Pública, a participação de dois membros natos, quais sejam o Delegado de Polícia Titular e o Comandante da Polícia Militar no bairro ou município onde funciona o Conselho. Além deles, participam também representantes dos poderes públicos, das entidades associativas, dos clubes de serviço, da imprensa, de instituições religiosas ou de ensino, organizações de indústria, comércio ou prestação de serviços, bem como outros líderes comunitários que residem, trabalham ou estudam na área de circunscrição do respectivo CONSEG.

Os CONSEGs foram implantados atualmente em 522 municípios (municípios populosos admitem mais de um Conselho). São 84 CONSEGs na Capital, 40 na Região Metropolitana e 660 no Interior e Litoral, totalizando 784 Conselhos. Diariamente, novos CONSEGs têm sido homologados pela Secretaria de Segurança Pública. Líderes comunitários interessados em participar do CONSEG deverão procurar o Conselho de seu bairro ou município.

Cada CONSEG tem autonomia para captar os recursos necessários ao desempenho de suas tarefas, observada a legislação em vigor. Basicamente, o Conselho necessita de material impresso, recursos reprográficos, selos e transporte.

A participação comunitária é essencial na captação e operação de recursos. CONSEGs melhor estruturados têm alcançado êxito na captação de recursos suficientes até mesmo para arcarem com custos de construção e reforma de imóveis, destinados ao uso policial, recuperação e manutenção de frota policial e dotação de recursos materiais (informática, telecomunicações etc) das unidades de Polícia da correspondente área de atuação.

Esses recursos são próprias de cada Conselho, captados junto à comunidade. Doações podem ser realizadas por qualquer pessoa e processadas diretamente à Polícia, por intermédio do CONSEG.




Participei da última Reunião do ano de 2011 do CONSEG/Norte que foi presidida pelo Presidente Sr Willian Roemer. A reunião teve inicio cantando a primeira estrofe do hino da bandeira:



Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

 Hino à Bandeira Nacional by Osvaldo Costa 


Estavam presentes na mesa a Guarda Civil Municipal, Capitão Galante da 1a Cia da Policia Militar, Dr Flavio da Delegacia Sede, 3o Sgt Barros da Polícia Rodoviária e depto de trânsito e o Sr Carlos Eduardo presidente do Conselho Tutelar.




O Presidente Luiz Carlos da Silva da Associação Social Esportiva Unidos da Caieiras e o vice presidente Carlos Osório junto com diretora Estela Maria, apresentaram os problemas referentes a Caieiras. 
  • Priorizar a finalização das obras no Caieiras
  • Criar um centro esportivo para crianças e jovens 
  • Mais trasporte coletivo.
  • Ambulância 
Segundo o presidente a Avenida São Francisco de Assis que é  avenida principal tem problemas com carros na calçada, e a avenida é muito estreita, muito movimentada com saida de escola, muitas bicicletas.Ffoi sugerido uma mão única na avenida, o CONSEG fará um oficio para realizar um estudo de engenharia de trânsito, para otimizar o transito local.


O canal de comunicação com Central de transito da Praia Grande é o 08007720194


Instituto de Ação social de Praia Grande parabenizou as autoridades de torrnar o bairro caieras respeitado pela população.


Segundo dados do DENATRAN a frota de Praia Grande  de veiculos este ano era de 80.000 ano passado este ano já estamos com 90.000 veiculos. Na expressa sul  o Sgt Barros coloca como principal causador de acidente, a alta velocidade. uma melhora na Iluminação entre a ciclovia marginal e a expressa poderia minimizar os acidentes de motocicletas, em agosto foi publicado pelo estado a lei de  restrição de caminhões na expressa sul, a sinalização esta para ser concluida, a colocação de  mais radares irão minimizar em 50% os acidentes segundo o Sgt Barros. os principais acidentes são com pedestres que atravessam a pista, bebados ou drogados, e um alto índice de acidentes com as motocicicletas, apesar de várias ações no sentido de minimizar os dados estatisticos.



O presidente Sr  Willian comentou as recentes pesquisas da IPAT que 73% da população aprovam a blitz, que segundo o Caiptão Galante esta operação surte efeito, com apreensões de armas, drogas e captura de foragidos, receberemos 103 policiais que trabalharaão nas viaturas, bicicletas, motocicletas para 15/12 e na operação verão teremos um grande reforço de 340 PMs  a partir 28/12. Isto vai aumentar numero de blitz. na cidade. o Capitão Galante solicitou para centralizar as reivindicações via presidência do CONSEG pois esta participando na academia de um Curso de Polícia Comunitária juntamente com outros paises,El Salvador Nicaragua e Costa Rica.


Levar as demandas para o presidente do CONSEG traçar metas para o ano que vem.


Segundo o delgado Flavio a população deve denunciar, o fone 197 é uma linha direta com a delegacia e o 181 vai direto para a Secretaria de Segurança. A população de Praia Grande aumentou 30% e o efetivo civil  diminuiu criando um defasagem. O CONSEG fará um oficio no sentido de questionar porque o efetivo da policia civil não teve aumento. 


Toninho lider comunitário  apresentou a idéia de mobilizar forças para realizar uma campanha de divulgação, para que da população se sinta segura para denunciar pelo Telefone 181, a campanha teria panfletos, redes sociais, a idéia foi unanimente acordado pelos presentes.


A central de monitoramento informou que as cameras de monitorização estão em pleno funcionamento e que as podas de coqueiros e arvores foram feitas, para esta temporada.


O Capitão Galante informou que todas viaturas da PM da Praia Grande estão com tablets, que é um terminal com acesso de tecnologia 3g,  onde onde é feito o acesso ao banco de dados da Secretaria de Segurança Publica, Na abordagem o próprio policial fara a pesquisa pelo RG, alem das viaturas terem o GPS assim o comando poderá monitorar o deslocamento do efetivo.




2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BLOG, BOA TIRADA, FOI-SE O TEMPO DE ESCREVER UM LIVRO. APROVEITANDO O ENSEJO JÁ SEU BLOG ESTÁ RELACIONADO A ÁREA DE SEGURANÇA. VAI UM PEDIDO,SOU MORADOR APENAS UM MES NA PRAIA GRANDE- VILA TUPÍ , JÁ FUI ASSALTADO, MEU FILHO IDEM, MINHA ESPOSA TAMBÉM E JA FUI TESTEMUNHA DE PELO MENOS 4. MELITANTES UTILIZANDO BICLETAS ROUBAM CELLURES, CORRENTES , MAQUINAS FOTOGRAFICAS. COMO É PEQUENO O VALOR DOS OBJETOS SUBTRAIDOS A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO FAZEM A COMUNICAÇÃO AS AUTORIDADES. MAS FICA AQUI MEU ALERTA E PEDIDO PARA PROVIDENCIAS A SEREM TOMADAS.
    ABRAÇOS BOA SORTE

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o parabéns e todos os comentários e sugestões deste post serão encaminhados a presidência do CONSEG em nossa próxima reunião.

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após a aprovação do moderador.