quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Inauguração Porto de leitura terminal Tatico e Tude Bastos, Praia Grande


Estivemos presente nesta terça-feira (27), na inauguração do Porto de Leitura do terminal de ônibus Tatico, no Bairro Mirim. A iniciativa é inédita na região da Baixada Santista e já atraiu a atenção de muitos passageiros que utilizam os ônibus no local. O projeto consiste em uma minibiblioteca no interior no terminal, com cerca de 500 livros. Na quarta-feira (28), a partir das 17 horas, será a vez do terminal Tude Bastos, ao lado da pista de atletismo, ganhar o seu Porto de Leitura.

A iniciativa é da Secretaria de Educação (Seduc) e oferece em cada local cerca de 500 títulos, divididos em vários gêneros, como romances, religião, filosofia e artes. O detalhe é que os livros podem ser retirados por qualquer pessoa sem necessidade de cadastro.

A ideia é fazer com que o leitor, ao terminar o livro, devolva o exemplar e possa compartilhar outros títulos com as demais pessoas.

Nos Portos de Leitura não há presença de nenhum funcionário e o leitor fica à vontade para escolher seu exemplar e levá-lo para casa. 


O prefeito destacou que o Porto do Saber nos últimos meses ampliou seus limites ao estar presente em dez escolas municipais e os dois Portos de Leitura nos terminais de ônibus. “Isso vai virar uma mania e a partir de agora, não apenas as pessoas irão circular por nossa Cidade, mas também os livros e a cultura. Esse é um momento ímpar na história de Praia Grande”, disse Roberto Francisco.

A secretaria de Educação, Maura Ligia Costa Russo, afirmou que o projeto incentiva, além da leitura, a cidadania, por meio da relação de confiança entre o poder público e a população e zelo pelo bem público.

“O projeto é pioneiro e nosso objetivo é incentivar a leitura da população. E a melhor forma de oferecer esse acesso é estar presente nos terminais de ônibus, onde o acesso é fácil. Esperamos que as pessoas entendam esse propósito de compartilhar a leitura com as demais”, disse a secretária de Educação, Maura Ligia.

Os principais objetivos do projeto são facilitar o acesso aos livros, incentivar a leitura, resgatar a cidadania a partir da democratização do acesso à informação e estimular ações de responsabilidade social com os bens públicos.

O professor e morador de Praia Grande, Gildo Francisco Guimarães, elogiou a instalação do Porto de Leitura no terminal Tatico “Este é um espaço bom para o cidadão, porque facilita a ele a busca pelo conhecimento e também lazer. Porque a leitura também é uma forma de lazer. Esse projeto ajuda a desenvolver a cultura e a educação no Município”, disse ele após escolher seu exemplar, ressaltando que irá divulgar o projeto entre amigos e vizinhos.

A cidadania e o respeito pelos bens públicos foram lembrados pelo vereador Paulo Emílio de Oliveira, que também participou da entrega do Porto de Leitura. “A pessoa que utiliza os ônibus vai ‘esbarrar’ nos livros e com isso ser incentivada à leitura, além de fortalecer a cidadania”, disse o vereador.

A Viação Piracicabana, concessionária do transporte coletivo na Cidade, também apoia a iniciativa da Seduc. “A empresa apoia o projeto porque isso intensifica a cultura no Município e parabeniza a Prefeitura pela instalação dos Portos de Leitura, principalmente pelo lado cultural e social”, disse o gerente operacional da Viação Piracicabana em Praia Grande, Antônio Francisco dos Santos.

A devolução dos livros pode ser feita no Porto do Saber, que reúne em um só lugar biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet e a escola municipal Porto das Artes para aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais) dos alunos do projeto SuperEscola.

O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após a aprovação do moderador.