sábado, 10 de dezembro de 2011

Bairro Vila Sônia recebe Praia Grande Legal - Mutirão de Serviços Gratuitos

Estivemos partcipando neste sábado (10), do projeto Praia Grande Legal. O evento ocorreu na Escola Municipal Maria Nilza da Silva Romão, Rua do Maçom, 1000, Bairro Vila Sônia, das 8 às 17 horas. A nova edição, organizada pelas coordenadorias de Ação e Cidadania e de Cerimonial e Secretaria de Educação (Seduc), disponibilizou mais de 50 tipos de serviços. Teve participação de cerca de 10 mil moradores da comunidade e região.

O PG Legal visou facilitar o acesso da população a documentos pessoais e oferecer serviços de saúde, orientação jurídica e diversão. Os moradores do bairro e do entorno contaram com cerca de 50 tipos de serviços, entre os quais emissão gratuita da primeira via de documentos, atendimentos em saúde, orientação jurídica, atividades culturais e muita informação. Para atender a demanda, o mutirão envolve cerca de 500 pessoas.

Para oferecer essa variedade de serviços, a Prefeitura trabalhou em conjunto com as polícias Civil e Militar, Sabesp, Procon, entre outros. Várias secretarias municipais também estão envolvidas, como a de Promoção Social (Sepros); Esporte, Juventude e Lazer (Sejel); Trânsito e Transportes (Setransp) e Saúde Pública (Sesap) e Educação (Seduc).

“Queriamos facilitar o acesso à população a serviços básicos como a emissão de documentos pessoais como carteiras de identidade e entre outros”, destacou o secretário Geral de Gabinete, Sidinei Silva Pires. “Assim os moradores não precisaram se deslocar para buscar esses serviços. Nós os levamos até eles”.

Serviços - Cada órgão ou secretaria foi responsável por algum serviço. O Ministério do Trabalho cuidou da emissão de carteiras de trabalho para maiores de 14 anos.

O Instituto de Identificação Civil da Secretaria de Segurança Pública forneceu carteira de identidade. A OAB levou orientação jurídica à população, nas áreas de direito civil, família, direito penal, trabalhista, código do consumidor e outras. À Sabesp coube a distribuição de água no local e registro de pedidos e reclamações durante o evento.

Os Correios emitiram CPF para os maiores de 16 anos. Os interessados levaram a carteira de identidade original ou carteira profissional. Já o Cartório Roberto Shoji esteve responsável pela emissão das primeiras e segundas vias da certidão de nascimento. Para a primeira, foi necessário apresentar declaração da maternidade e os documentos originais dos pais. Para a segunda, bastou informar o local correto do nascimento.


A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e a concessionária de água Sabesp fizeram atendimento ao público, tirando dúvidas. A Polícia Ambiental apresentou animais taxidermizados e deu esclarecimentos aos visitantes. À Guarda Civil Municipal coube a segurança do evento e exposição de trabalhos realizados pelo órgão. A Polícia Militar também terá estande com exposição e orientação ao público.

Funcionários da Secretaria de Finanças (Sefin) fizeram o levantamento de débitos, emissão de boletos a vista para pagamento até 2010, desde que não tivessem parcelamento, além de forncerem informações gerais sobre serviços da SEFIN, tais como: abertura de empresa, fiscais, autonomos, consulta do ISS, feira-livre, 2ª via de IPTU, atualização de endereços e outros. A Secretaria de Promoção Social (Sepros) fizeram plantão de assistência aos moradores do bairro. Houve também exposição e venda de artesanato dos projetos de geração de renda promovidos pela Prefeitura.

Técnicos da Sesap emitiram o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), além de orientar sobre higiene bucal através de palestra, técnicas de escovação, (como deve ser feita uma escovação). 



A Divisão de Vigilância Epidemiológica conscientizou os moradores sobre como combater o mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue. Já a Zoonoses falou sobre posse responsável de animais.

No estande da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp), houve o fornecimento da carteira de gratuidade no transporte de idosos, credencial para estacionamento em vagas destinadas à idosos, pesquisa de multa de transito, recebimento de recursos e levantamento de débitos de pátio, aplicação de selos Ciclista Cidadão.


A Secretaria de Educação (Seduc) deu esclarecimentos sobre o cadastro nas escolas e benefícios, como o Bolsa Família e Central de Vagas. Para os presentes, a Seduc levará ainda o projeto Acon...tecendo na Praça, com contadores de histórias, jogos, pintura de rosto, esculturas de balões. Já a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) atenderá o público no local e também por meio do 0800-102027 – Disk Serviços Urbanos.

A Secretaria de Cultura e Turismo levará a exposição Itinerante Mare Nostrun I e II (Bairro planejado e Memória Urbana), Ação Educativa do Museu, apresentação de espetáculos (Cenas de Natal, tetro de fantoche, práticas de orquestra e coral de canção natalina e chegada do Papai Noel) e produção de Oficina Cultural.

Criada recentemente, a Secretaria de Relações Pública e Trabalho (Seret) também participa com a unidade móvel do Banco do Povo, atendimento ao municipe referente à abertura (formalização) através do Empreendendor Individual (antigo micro empreendedor individual), Intermediação de Mão de Obra, e emissão da Carteira de Trabalho. A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) agitará os presentes com ginástica aeróbica.

A Secretaria de Administração (Sead) fará requerimentos de salários familia e esposa e levantamento de férias, licença, adicional de tempo de serviço. Quem precisar pode aproveitar o momento para fazer fotos para elaboração do crachá, além de solicitar os cartões ACcrédito e Bônus, fora o esclarecimento de duvidas quanto ao pagamento, atendimento de serviços para servidores públicos.

A Secretaria de Assuntos Metropolitanos (Same) fez a exposição e apresentação dos trabalhos realizados pela pasta. A Secretaria de Obras Públicas (Seop) aproveitou o PG Legal, para divulgar as obras de infraestrutura no Município e os trabalhos relacionados ao plantão social feitos pelo Departamento de Habitação.

A Subsecretaria de Segurança Pública fez a segurança do local e demonstração profissional da equipe do canil da Guarda Civil Municipal (GCM).



A Guarda Ambiental mostrou uma série de atividades realizadas pelo grupamento, orientando sobre crimes ambientais, ocorrências com animais silvestres, além de falar sobre as características do bioma regional e a importância da preservação do meio ambiente.


Terceiro setor – As organizações não governamentais e instituições também participaram do PG Legal. As escolas de cabeleireiros Lumares, Instituto Embeleze e Angel Estética farão corte de cabelos gratuitos. Alunos dos cursos de enfermagens oferecidos pelas unidades El Shaday e Biotec aferirão pressão arterial e ainda realizaram testes de glicemia.
Aproveitei que A ONG Grupo Esperança deu informações sobre como prevenir a hepatite viral e fiz  testes sorológicos, de triagem para hepatite C, no caso com resultado negativo. 






A ONG Estrela da Mama projetou vídeo histórico do trabalho do grupo, além de distribuir material de divulgação e ensinou ainda as mulheres presentes há como fazer o autoexame.
A ONG Defesa e Cidadania da Mulher levou a oficina de artesanato de fibra de bananeira. O Prodent fez palestra sobre saúde bucal, distribuiu kits de informações e brindes. Já a ONG Apis falou sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A ONG Instituto Boa Visão fez a prevenção, exame e campanha de catarata. 


A Companhia de Teatro Igor Bartichewisk apresentou peças teatrais. 

O Conselho Regional de Corretores de Imóvel (CRECI) orientou sobre como retirar o CRECI.












2 comentários:

  1. A PG merece mesmo este serviço.

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentário e fique a vontade para expressar a sua opinião a respeito dos posts, vamos esperar que este projeto seja estendido para outros bairros,compareci neste e acabei fazendo um teste de Hepatite C e Diabete foi super rápido, tive também o prazer de escutar a orquestra do PDA que foi muito legal! Rubia Grande abraço em Bairro Vila Sônia recebe Praia

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após a aprovação do moderador.