quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Até onde o corpo aguenta somos seres humanos, depois disso, somos bombeiros!

Tivemos o prazer de participar da festiva de formatura da turma de formandos de salva vidas temporários de Praia Grande. Estes profissionais estarão atuando nesta temporada de verão. 

O Salva-vidas tem a nobre função de evitar afogamentos e assim preservar a vida de quem se vê envolvido em uma situação crítica no mar. 
Haverá salva-vidas em todas as praias da cidade, para pronto atendimento aos banhistas.  A formação de um salva-vidas deve ser completa: nadar muito bem, conhecimento das técnicas de respiração e massagem cardíaca,oceanografia, cuidados com o banhista e agilidade nas ações de prevenção e salvamento, onde segundos tornam-se preciosos.
As bandeiras colocadas em postos ou cadeirões funcionam como indicadoras das condições de banho no dia, são de três cores diferentes: 
  • Verde, que indica que é seguro nadar 
  • Amarela que indica que se pode tomar banho, mas que não se deve nadar 
  • Vermelha, que indica que se não se deve tomar banho
Funcionam na equivalência de um semáforo. Sem esquecer das bandeiras vermelhas que são postas nas praias com o seguinte dizer "local perigoso" são colocadas na frente das correntes de retorno (rip), não é permitido a entrada de banhistas nestes locais, pois, é aí que acontecem os afogamentos por imprudência e até mesmo falta de informação dos banhistas que na grande maioria das vezes são visitantes ocasionais ou veranistas.
Esta corrente pode variar de lugar para lugar dependendo do vento, lua e, até mesmo, pressão atmosférica. Sua velocidade é de 3 m/s; isto significa que nem o melhor nadador que nada 2m/s consegue nadar contra essa corrente. A melhor maneira seria, 1º nem ter entrado nela pois com certeza estaria sinalizada, 2º não tentar vir diretamente para terra, pois assim você estaria desafiando a natureza e com ela não dá para competir e 3º nade para o lado procurando assim o banco de areia se não conseguir nade até o final da corrente, depois saia pelo lado. Além das atividades de salvamento, cabe ao Guarda-Vidas as atividades prevencionistas objetivando evitar acidentes nas praias de mar ou de água doce (rios, lagos e lagoas) e também de piscinas, através de campanhas educativas.


O orador da turma foi nosso amigo Sr Rodrigo Boscayno com o seguinte discurso.

"Em nome da turma de formandos do curso de guarda vidas temporário 2011/2011 do 2ºGBSG do 17ºGB de Praia Grande venho por meio desta.Fazer alguns agradecimentos. Agradecemos, 1º a Deus por essa grande oportunidade! Ao comandante do 17ºGB Ten.Coronel “Onias” Ao comandante do 2ºGBS 1 Ten “Durval”. Ao prefeito da Estância Balneária de Praia Grande Sr Roberto Francisco. Aos vereadores de Praia Grande.


Aos instrutores do curso de guarda vidas temporário, que passaram um pouco de suas experiências para nós.


E a todos formandos que fizeram parte desse curso e poderam aprender todas as técnicas de salvar uma vida. Que possam levar essa experiência para suas vidas,
assim como eu que em 1999 fiz parte desse projeto e levei toda experiência e hoje sou estudante de enfermagem e mais uma vez aqui fazendo parte deste grupo e para que todos vocês possamos trabalhar nessa temporada e passar toda segurança para todos os turistas e moradores de Praia Grande com uma praia mais segura Sendo assim mais uma vez nossos sinceros agradecimentos, e que nesta temporada 2011/2012, todos possam contar com nosso esforço e estaremos de prontidão e fazendo uma prevenção segura para todos aqui que frequentarem nossas praias de nossa querida Praia Grande-SP








"GUARDA VIDAS SE DESTACA NO MEIO DA MULTIDÃO, SALVA RESGATA COM MUITA VIBRAÇÃO, AQUI SEMPRE SEREMOS PRIMEIRO PELOTÃO, SALVAMAR PAULISTA BRASILl"

“ATÉ ONDE NOSSO CORPO AGUENTA SOMOS SERES HUMANOS ,
DEPOIS DISSO SOMOS BOMBEIROS “