sábado, 1 de agosto de 2015

Outros acontecimentos para o dia 01 de agosto:


DIA DO SELO – Nesta data, no ano de 1843, foram emitidos os primeiros selos brasileiros. Chamados de olho-de-boi por causa de suas semelhanças ao olho do animal, tinham os valores de 30, 60 e 90 réis. Na verdade, o selo postal brasileiro foi o primeiro a ser lançado no mundo. A novidade apareceu na Inglaterra em 1840, já que era necessário estabelecer um padrão de tarifas postais para o país. Três anos depois, foi à vez de a Suíça ganhar seus selos regionais, sendo seguida pelo Brasil.

DIA DO CEREALISTA – Ingerir cereais todos os dias implica consumirmos produtos como arroz, massas, cuscuz, pão, cevada, centeio, maçarocas de milho, flocos de aveia e muitos outros, em especial sob a sua forma integral. Nem é preciso citar a importância do cerealista como agente no combate a fome e a miséria, por plantar e/ou comercializar produtos essenciais para o desenvolvimento humano. A Humanidade evoluiu com os cereais e não existe nenhuma cultura civilizada que não os tenha utilizado como alimento principal: na Europa o trigo, a cevada, o centeio, o milho, na África o millet e o arroz, no Oriente o arroz, na América Latina o milho.

DATA NACIONAL DA SUÍÇA - Conhecida por Confederação Suíça ou Confederação Helvética, república federativa da Europa Central, que tem Berna como Capital e sede do Governo.Primeiramente foi habitada pelos Helvécios, de raça céltica. Em 1991 a Suíça celebrou 700 anos de sua fundação, e o poder continua exercido por um Conselho Federal, cujo presidente o é também da Confederação,
05 – DATA NACIONAL DE TRINIDAD E TOBAGO –O Nome oficial É República de Trinidad e Tobago (Republic of Trinidad and Tobago). A Nacionalidade corresponde a trinitina ou tobaguiana. Sua capital é Port Of Spain e suas cidades principais são: Chaguanas ;Port of Spain; San Fernando ; Arima ; Point Fortin ; e seus idiomas são o inglês (oficial), francês, espanhol, hindi e chinês. As principais Religiões professadas são o cristianismo, hinduísmo e islamismo. Fica localizada a sudeste da América Central, no mar do Caribe.


DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO - A amamentação, quando praticada de forma exclusiva até os seis meses de vida do bebê e complementada com alimentados apropriados até os dois anos de idade ou mais, é de extrema importância para o crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças na infância e idade adulta. Evidências científicas atuais comprovam que o leite humano proporciona melhor desenvolvimento infantil, com elevação no nível de inteligência nas crianças amamentadas no peito. Para incentivar essa prática, a mãe deve ter acesso às informações corretas e adequadas sobre o aleitamento natural, sobre os riscos dos leites artificiais e as vantagens da amamentação no fortalecimento do vínculo mãe-filho e na prevenção da violência. Para fazer com que as mães consigam amamentar exclusivamente, até os seis meses, a OMS e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) recomendam ainda: 1) iniciar a amamentação nas primeiras horas de vida da criança; 2) amamentação exclusiva, ou seja, o lactante recebe apenas leite materno, sem nenhum outro alimento ou líquido, nem mesmo água; 3) que a amamentação aconteça sob demanda, ou seja, todas as vezes que a criança quiser, dia e noite; 4) não usar mamadeiras nem chupetas. A instituição desta data visa apoiar e promover a prática da amamentação natural para o combate à desnutrição e à mortalidade infantil e também difundir e possibilitar a troca de tecnologias em bancos de leite. O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo.1981 O canal de música MTV entrou no ar nos Estados Unidos. O primeiro clipe apresentado foi Vídeo Killed the Radio Star, do grupo Buggles 1981 O canal de música MTV entrou no ar nos Estados Unidos. O primeiro clipe apresentado foi Vídeo Killed the Radio Star, do grupo Buggles



O Cruzeiro RealNo dia 1º de agosto de 1993, o Cruzeiro Real passa a ser a moeda oficial do Brasil. A moeda substitui o Cruzeiro, por excesso de zeros. As notas de 50 mil, 100 mil e 500 mil Cruzeiros são carimbadas para o novo padrão e aproveitadas. O Cruzeiro Real saiu de cena em 30 de junho de 1994, dando lugar ao Real.


10 - Nasce o imperador romano Claudio. Ele foi dominado pela sua primeira esposa, Mesalina, e envenenado pela segunda, Agripina. Claudio foi sucedido por Nero.

1291 - Fundação da Confederação Suíça, com a união da Uri, a comunidade livre do vale de Schwyz, e da Associação de Nidwalden. Festa nacional dos suíços.

1492 - Os judeus são expulsos da Espanha.

1498 - Cristóvão Colombo avista a primeira terra firme do continente americano, que em seguida se chamará Venezuela.

1704 - Guerra de Sucessão espanhola: começa o assédio a Gibraltar pelo contra-almirante Rooke e sua esquadra anglo-holandesa.

1744 - Nasce Jean-Baptiste Lamarck. A teoria lamarquista foi uma das primeiras a tentar explicar o mecanismo de evolução dos seres vivos, afirmando que os fatores ambientais poderiam modificar os indivíduos.

1816 - O coronel José San Martín é nomeado comandante do Exército dos Andes pelo presidente das Províncias Unidas do Rio da Prata, o general Puyrredón.

1832 - Nascimento do pintor Vitor Meireles.

1834 - Abolição da escravatura em todos os territórios dependentes da Grã-Bretanha.

1843 - O Brasil lança a primeira série de selos postais, o Olho-de-Boi.

1863 - Nasce Gaston Doumergue, estadista francês.

1868 - A Rússia vende o Alasca para os EUA.

1882 - As obras da ferrovia trasandina Buenos Aires - Santiago do Chile são iniciadas.

1900 - O médico cubano Carlos Finlay torna público seu descobrimento do mosquito propagador da febre amarela.

1901 - Revolta do ex-presidente Rangel Gardiras contra o presidente, o general Castro, na Venezuela.

1914 - Primeira Guerra Mundial: Alemanha declara guerra contra a Rússia, invade Luxemburgo e apresenta um ultimato à Bélgica, dando início ao conflito mundial. A França ordena mobilização geral no país.

1916 - Dirigíveis alemães bombardeiam Londres.


1919 - Na Hungria, foi derrubado o regime socialista de Bela Kun



1920 - Mahatma Gandhi iniciou a campanha de desobediência civil, na Índia


1922 - Morre Alexander Graham Bell, inventor do telefone.

1924 - Nasce Georges Charpak, francês, Prêmio Nobel de Física 1992.

1927 - Várias unidades do Exército se rebelam em Nantchang (província chinesa de Kiangsi). Nesta data, passou-se a comemorar anualmente a fundação do Exército Popular ou Exército Vermelho da China.

1936 - Nasce Yves Saint Laurent, estilista francês.

1936 - A 11ª Olimpíada, realizada em Berlim, é aberta pelo ditador nazista Adolf Hitler.

1942 - Rafael Leónidas Trujillo inicia seu terceiro mandato presidencial na República Dominicana.

1943 - A Birmânia proclama sua independência.

1944 - Segunda Guerra Mundial: revolta antinazista generalizada em Varsóvia, que dura 63 dias, e é sufocada pelos alemães, deixando 200 mil mortos. Tropas aliadas ocupam Florença (Itália).

1948 - Assinatura da Carta de Acordo Aduaneiro entre a Colômbia, El Salvador, Venezuela e Panamá.

1950 - Balduino presta juramento como rei da Bélgica.

1958 - As tropas norte-americanas saem de Cuba.


1958 - A Federação da Jordânia com o Iraque foi dissolvida pelo rei Hussein


1965 - Guerra do Vietnã: os vietcongs isolam a base norte-americana de Da Nang.

1966 - O tenente Yakubu Gowon toma o poder na Nigéria, após o golpe de Estado.


1966 - O estudante Charles Joseph Whitman, de 25 anos, sobe na torre de observação da Universidade do Texas, em Austin, e abre fogo contra os estudantes, professores e funcionários que passavam pelo campus.



1969 - Foi inaugurado o Metropolitano da Cidade do México


1971 - Primeiro passeio pela Lua em um "jeep lunar".

1973 - Morre Gian Francesco Malipiero, compositor italiano.

1975 - Representantes de 35 Estados da Europa e América assinam em Helsinque a chamada Ata Final da Conferência para Segurança e Cooperação na Europa (CSCE). Pelo documento, eles se comprometem a cooperar economicamente, a não violar as fronteiras, a solucionar seus conflitos de forma pacífica e a não se intrometerem mutuamente em assuntos de ordem interna.

1976 - Niki Lauda, piloto austríaco de Fórmula 1, sofre um terrível acidente no circuito de Nürburgring, que lhe causa sérias queimaduras.

1977 - Uma infiltração de gás provoca a explosão do viaduto Paraíso, em São Paulo, ferindo sete pessoas.

1981 - O canal de música MTV entra no ar nos Estados Unidos. O primeiro clipe apresentado foi VídeoKilled the Radio Star, do grupo Buggles.

1982 - O golpe de Estado no Quênia fracassa, deixando 120 mortos e mais de três mil presos.

1983 - Morrem 300 pessoas e mais de 400 ficam feridas em um terremoto registrado no sul da China.

1984 - Começa no Uruguai a libertação de guerrilheiros tupamaros, após o pacto entre o governo militar e os grupos políticos.

1991 - O governo da Guatemala decreta "emergência nacional" devido à epidemia de cólera e pede ajuda internacional.

1991 - Dois bebês são mortos pela explosão de uma granada jogada no ônibus em que 50 órfãos estavam sendo retirados de Sarajevo..


1991 - Israel aceitou participar na Conferência de Paz para o Médio Oriente

1993 - Instituição do Cruzeiro Real (CR$).

1994 - O presidente Roman Herzog, da Alemanha, pede desculpas aos poloneses pelos sofrimentos causados durante a Segunda Guerra Mundial.

1994 - Em Goma, Zaire, soldados franceses sepultam em valas comuns centenas de ruandeses mortos perto da fronteira de seu país depois de fugirem dos massacres em Ruanda.


1995 - Egito e Jordânia selam na Alexandria sua reconciliação, após cinco anos de crise em suas relações, devido à Guerra do Golfo.

1996 - O hipismo brasileiro ganha uma inédita medalha de bronze. O título na Olimpíada de Atlanta foi conquistado pelos cavaleiros André Johannpeter, Luiz Felipe Azevedo e Álvaro Miranda Neto.

1999 - A União Européia retira o embargo da carne bovina britânica, depois de três anos de suspensão devido ao "mal da vaca louca".

1999 - Vôlei do Brasil derrota as cubanas depois de 28 anos.

1999 - Entra em vigor o Tratado de Livre Comércio entre Chile e México.

2001 - Pelo menos 60 pessoas morrem e 800 desaparecem, devido a inundações e desabamentos de terras na ilha de Nias (Indonésia), situada a oeste de Sumatra.


Selo Nacional do Brasil



Versão em preto e branco Versão em cores
O Selo Nacional é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece a Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971. Os outros símbolos da República são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional e o Brasão de Armas.
Foi criado através do Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, e atende às seguintes especificações:É formado por um círculo representando uma esfera celeste, idêntica à da bandeira nacional, tendo em volta as palavras "República Federativa do Brasil".
É usado para autenticar os atos de governo, os diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.
A feitura do Selo Nacional obedece às seguintes regras:

1.Desenham-se duas circunferências concêntricas, havendo entre os seus raios a proporção de 3 para 4.

2.A colocação das estrelas, da faixa e da legenda Ordem e Progresso no círculo interior obedecerá às mesmas regras estabelecidas para a feitura da Bandeira Nacional.

3.As letras das palavras República Federativa do Brasil terão de altura um sexto do raio do círculo interior, e, de largura, um sétimo do mesmo raio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após a aprovação do moderador.