segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Outros acontecimentos para o dia 17 de agosto:

DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO - A preocupação em resgatar e preservar nossas raízes históricas levou à criação deste dia; uma homenagem a todos os bens criados pelo homem e pela natureza. O que é tombamento? O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Já em 1936, o então Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, preocupado com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, pediu a Mário de Andrade que elaborasse um anteprojeto de Lei para a salvaguarda desses bens, e confiou a Rodrigo Melo Franco de Andrade a tarefa de implantação do Serviço do Patrimônio. Posteriormente, em 30 de novembro de 1937, foi promulgado o Decreto-Lei nº 25, que organiza a "proteção do patrimônio histórico e artístico nacional". No Brasil, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) estendeu sua ação à proteção dos acidentes geográficos notáveis e das paisagens agenciadas pelo homem. Há mais de 60 anos, o instituto vem realizando um trabalho permanente e dedicado de fiscalização, proteção, identificação, restauração, preservação e revitalização dos monumentos, sítios e bens móveis do país.

INDEPENDÊNCIA DA INDONÉSIA – (Estado Unitário da República da Indonésia), constituída pelas antigas possessões holandesas das Índias Orientais. Sua capital é Jacarta e sua língua é o Indonésio. Declarou-se independente em 1945. O principal elemento do brasão de armas da Indonésia é uma águia dourada chamada Garuda, uma personagem da mitologia indonésia, símbolo da energia criativa. A águia tem 17 penas em cada asa, 8 na cauda e 45 no pescoço, números que remetem para a data da proclamação da independência da Indonésia: 17 de Agosto de 1945.

Dia do Amor - A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.


1706 - Nasce Benjamin Franklin, cientista e diplomata norte-americano.


1793 - A Convenção Francesa decide por um voto de diferença, com 361 a favor e 360 contra, a pena de morte do Rei Luis XVI.


1817 - O General José de San Martín, junto de 4 mil homens, inicia cruzada na Cordilheira dos Andes para a conquista do Chile.


1910 - Morre Joaquim Nabuco de Araujo, escritor e político brasileiro que trabalhou pela abolição da escravidão.


1912 - O explorador inglês Robert Scott chega ao Pólo Sul.



1915 - A patente da ignição elétrica para carros foi dada para o americano Charles Kattering. Até então, os carros eram ligados por impulso manual


1929 - O marinheiro Popeye aparece pela primeira vez em tiras de quadrinhos. O personagem era criação de E.C. Segar.


1933 - O Congresso dos Estados Unidos vota a favor da independência das Filipinas.


1934 - Promulgada, na Alemanha, a nova Carta de Trabalho.


1943 - Segunda Guerra Mundial: recomeça a ofensiva britânica na Líbia.


1945 - O diplomata sueco Raoul Wallenberg, que salvou dezenas de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, desaparece na Hungria.


1945 - Durante a Segunda Guerra Mundial, forças soviéticas e polonesas liberam Varsóvia, a capital da Polônia.


1954 - Milovan Djilas, presidente da Assembléia Federal e vice-presidente da República da Iugoslávia, é destituído de seus cargos.


1958 - Êxito no primeiro teste do míssil americano Polaris. Os submarinos passam a se equipar com ele.


1961 - Assassinato em Katanga do dirigente do Congo, Patricio Lumumba, um dos principais nomes da Independência do país.


1962 - Monserrat Caballé estréia no Grand Teatro de Barcelona.


1966 - Colisão de dois aviões dos Estados Unidos. Quatro bombas atômicas caem, três nas proximidades de Palomares e a outra em Almeria.


1969 - Os Beatles lançam o álbum Yellow Submarine,na Inglaterra.



1977 - O escritor Jorge Amado lançou o romance Tieta do Agreste, uma das obras mais vendidas do autor baiano


1982 - O desabamento de uma ponte pênsil sobre o salto de Sete Quedas, no Paraná, provoca a morte de 29 pessoas. Cerca de mil turistas ficam isolados e são resgatados por helicópteros.


1983 - A Nigéria expulsa dois milhões de imigrantes ilegais vindos de Gana.


1984 - Abertura, em Estocolmo, da Conferência sobre Desarme na Europa, em que participaram representantes de 35 países.


1987 - 50 pessoas desaparecem após o naufrágio de um navio, perto da ilha de Bohol, nas Filipinas.



1987- O poeta Carlos Drummond de Andrade morreu, aos 75 anos, de parada cardíaca. Sua saúde vinha piorando desde que sua única filha, Maria Julieta, morreu em decorrência de um câncer



1991 - O início da Guerra do Golfo leva ao racionamento de combustíveis no Brasil e postos passam a fechar à noite e aos domingos.


1994 - Um terremoto em Los Angeles, na Califórnia, causa 54 mortes, 5.420 feridos e a perda de US$ 35 milhões.


1995 - Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter sacode a região japonesa de Kansay, causando 5.500 mortes e 26 mil feridos.


1996 - O ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, vai a julgamento por acusações de corrupção alegadas por seus oponentes políticos.




1997 - Um tribunal na Irlanda concede o primeiro divórcio na história do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após a aprovação do moderador.