quarta-feira, 19 de agosto de 2015




Dia Mundial da Fotografia - FOTOGRAFIA - Arte ou processo de produzir, pela ação da luz, ou qualquer espécie de energia radiante, sobre uma superfície sensibilizada, imagens obtidas mediante uma câmara escura. Com uma fotografia conseguimos eternizar momentos importantes de nossas vidas.





Morre Garcia LorcaEm 19 de agosto de 1936, Federico Garcia Lorca é assassinado, sendo uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola. No início de sua carreira, sofre influência de Buñuel e do mestre do surrealismo, Salvador Dali. Lorca é o poeta espanhol mais conhecido, só perdendo para Cervantes no número de edições e traduções.



1587 - O papa Sisto V proclama uma Cruzada católica para invadir a Inglaterra.



1662 - Morre Blas Pascal, filósofo e cientista francês.



1692 - Um padre e cinco mulheres condenadas por bruxaria são executados em Salem, Estado norte-americano de Massachusetts.



1770 - O navegador britânico James Cook, conhecido como capitão Cook, toma posse formalmente, em nome de seu rei, da costa sudeste da Austrália.



1848 - O jornal Herald, de Nova York, destaca as reservas de ouro na Califórnia. A reportagem deu início a uma verdadeira "corrida pelo ouro" na região.



1849 - Dia do nascimento do Joaquim Nabuco. Ele foi um dos mais importantes defensores da abolição da escravatura no Brasil.



1871 - Nascimento de Orville Wright, pioneiro da aviação norte-americana.



1883 - Nasce Gabrielle "Coco" Chanel, estilista francesa.



1905 - O czar Nicolau II institui a "Duma", Assembléia Nacional russa.



1908 - O parlamento belga aprova a anexação do Congo.



1934 - Plebiscito na Alemanha entrega todo o poder a Adolfo Hitler, que passa a intitular-se furher. Hitler era chanceler da Alemanha e líder do Partido Nacional Socialista e com o título passa a exercer a presidência do país.



1936 - O poeta Federico García Lorca é assassinado durante a Guerra Civil Espanhola. Ele foi fuzilado sem julgamento, em local próximo de Granada, por um grupo de guardas e paramilitares.



1942 - Segunda Guerra Mundial: o general alemão Von Paulus ordena o ataque a Stalingrado.



1942 - As tropas canadenses atacam Dieppe, na França, durante a Segunda Guerra Mundial, e sofrem 3.500 baixas.



1946 - Nasce Bill Clinton, ex-presidente norte-americano.



1966 - Um terremoto deixa 1.100 mortos e milhares de feridos na Turquia.



1976 - Uma bomba explode na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro. Outra bomba é encontrada na Ordem dos Advogados do Brasil, também no Rio. A Aliança Anticomunista Brasileira assume os atentados.



1977 - Morre Groucho Marx, ator cômico norte-americano.



1978 - Cerca de 430 pessoas morrem carbonizadas em um cinema de Abadán (Irã), em um incêndio provocado pela explosão de três bombas lançadas por terroristas xiitas.



1979 - Os cosmonautas russos V. Liakhov e V. Riumin batem recorde de permanência no espaço: 175 dias.





1981 A emissora paulista TVS, do empresário Silvio Santos, entrou no ar.



1991 - Golpe de Estado na URSS, com a destituição do presidente soviético Mijail Gorbachov. Boris Yeltsin, presidente da Federação Russa, encabeça um movimento contra o golpe e declara "ilegais" todas as disposições dos novos dirigentes.



1993 - Rebeldes capturam deputados, soldados e funcionários do governo no norte da Nicarágua e exigem a renúncia das autoridades governamentais.



1994 - Morre o cientista americano Linus Pauling. Pacifista e importante nome das ciências, ganhou o Nobel de Química, em 1954, e o Nobel da Paz, em 1962, por sua luta contra a proliferação das armas atômicas





1997 - Guerrilheiros libaneses disparam dezenas de foguetes contra povoados do norte de Israel, em represália pela morte de pelo menos seis civis em ataques de paramilitares pró-israelenses no sul do Líbano.



1999 - Aproximadamente 150 mil pessoas, convocadas pelo Partido Democrático, pedem em Belgrado a demissão do presidente sérvio, Slobodan Milosevic.



2001 - O piloto alemão Michael Schumacher consegue garantir matematicamente seu quarto título mundial de Fórmula I, após ganhar o Grande Prêmio da Hungria.