domingo, 16 de agosto de 2015

Outros acontecimentos para o dia 16 de agosto:

DIA DO FILÓSOFO – A Filosofia estuda o conhecimento racional da natureza, do ser humano, do universo e suas transformações. Sócrates é considerado o pai da filosofia. Dedicou sua vida ao ensino e conhecimento da virtude, visando libertar a consciência da opinião errada e da opinião alheia, estimulando a descoberta por si mesmo da verdade. Outros filósofos como Platão (o qual foi discípulo de Sócrates e registrou suas idéias), Aristóteles, Descartes, Marx e Kant também contribuíram na construção dos alicerces da Filosofia. Estudiosos de Filosofia contemporâneos falam que a humanidade vive um processo acelerado de mudança, o qual tem deixado o mundo sem memória, onde as opiniões são consideradas móveis e frágeis. Discutir e pensar à luz da Filosofia e sustentar firmemente uma lógica de pensamento tornou-se um grande desafio nos tempos atuais.

1097 - Casamento de Pedro I de Aragão com Berta de Itália.

1519 - Após se desfazer de suas naus, Hernán Cortés desbrava o território do México com seus homens.

1570 - Início da Inquisição nas colônias espanholas da América, estabelecida por carta assinada nesta data em Madrid.

1661 - Firmado o tratado de paz entre Portugal e a Holanda, em Haia.

1773 - Publicação do Breve de Clemente XIV, que dissolve a Companhia de Jesus em todo o mundo.

1852 - Fundação da Cidade Brasileira de Teresina, capital do Estado do Piauí.

1863 - A República Dominicana começa uma guerra contra a Espanha pela restauração de sua soberania. 1869 - Batalha de Acosta Ñu, durante a Guerra do Paraguai.

1906 - A cidade de Valparaíso, no Chile, é atingida por um forte terremoto. Cerca de 1,5 mil pessoas morrem e a costa sobe 1,5 metro de altura.

1914 - A Áustria e a Hungria declararam guerra à Rússia

1915 - Primeira Guerra Mundial - o cruzador inglês "Baralong" afunda o submarino alemão "SM U-27". 1921 - Alexandre I sobe ao trono na Iugoslávia, após a morte do Rei Pedro I.

1925 - Estréia em Nova York de "Em busca do ouro", primeiro longa-metragem de Charles Chaplin.

1930 - O general Rafael Leónidas Trujillo assume a presidência da República Dominicana.

1942 - Segunda Guerra Mundial - Um submarino alemão torpedeia os navios brasileiros Aníbal Mendonça e Aníbal Benévolo. No dia seguinte, são atingidos os navios Araxá e Itagiba.

1945 - Tratado soviético-polonês estabelece a forma e a divisão das reparações de guerra alemã. 1949 - Um terremoto deixa três mil mortos no Equador.

1950 - Federico Chávez assume a presidência do Paraguai, cargo para o qual foi eleito três anos depois.

1956 - O presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, boicota a primeira conferência sobre o canal de Suez em Londres.

1960 - Independência do Chipre.

1969 - A Grã-Bretanha completa o movimento de tropas na Irlanda do Norte para pôr fim à luta entre católicos e protestantes.

1972 - A Real Força Aérea Marroquina atira por engano no avião do rei Hassan II de Marrocos enquanto ele voltava a Rabat, mas não consegue abater o alvo.

1974 - A Turquia completa a divisão da ilha do Chipre e declara o cessar fogo.

1987 - Lech Walesa, líder do movimento sindical independente polonês "Solidariedade", declara que este movimento proscrito se encontra em atividade.

1991 - Cai um avião das Linhas Aéreas da Índia, deixando 69 mortos.

1992 - Manifestantes saem às ruas de todo o Brasil para pedir a saída do presidente Fernando Collor de Mello.

1993 - Ian Murdock funda o que inicialmente foi chamado de ‘The Debian Linux System’, hoje conhecido apenas como Debian.

1995 - Entra em vigor um tratado de paz na Chechênia, quando um pequeno contingente de rebeldes entrega as armas e tropas russas iniciam sua retirada do front nas montanhas.

1995 - O navegador Internet Explorer, da Microsoft, dá as caras oficialmente pela primeira vez.

1997 - Aproximadamente 220 pessoas são presas na Alemanha durante marchas para comemorar o décimo aniversário da morte do líder nazista Rudolf Hess.

2008 - César Cielo Filho ganha a primeira medalha de ouro olímpica da natação brasileira em Pequim.

2010 - Queda de uma aeronave Boeing 737-700 da empresa Aires, a cerca de 80 metros da pista no aeroporto Gustavo Rojas Pinilla, em San Andrés, quando se aproximava para pousar.