terça-feira, 28 de julho de 2015

Outros acontecimentos para o dia 28 de julho.


DIA DO AGRICULTOR – A data passou a ser comemorada no centenário de criação do Ministério da Agricultura, em 28 de julho de 1960. O decreto aprovado pelo então presidente Juscelino Kubitschek dizia que o Dia do Agricultor deveria ser celebrado "considerando que o Brasil deve grande parte de sua prosperidade à economia agrícola".


INDEPENDÊNCIA DO PERU – República daAmérica do Sul, no litoral do oceano Pacífico, cuja capital é Lima, sua língua é o Espanhol e suas principais cidades são: Arequipa, Iquitos, Trujillo, Cuzco e Callao. O Peru declarou a sua independência da Espanha em 28 de Julho de 1821. Nas décadas seguintes, o Peru foi sacudido pela instabilidade política, inúmeros golpes de estado e guerras contra o Chile e, em 1866, uma guerra contra a Espanha.

DIA DA MORTE DE LAMPIÃO - Até entrar para o cangaço, Virgulino e seus irmãos eram pessoas comuns, pacíficos sertanejos, que viviam do trabalho (trabalhavam muito como qualquer sertanejo) na fazenda e na feira onde iam vender suas mercadorias. Virgulino Ferreira da Silva na certa seria sempre um homem comum, se fatos acontecidos com ele e sua família não o tivessem praticamente obrigado a optar pelo cangaço, como saída para realizar sua vingança. Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, carregou uma frustração por sua vida: nunca conseguiu assassinar Saturnino, o homem que mandou uma volante (Exército) matar seu pai. Nascido em Serra Talhada (PE), em 1897, terceiro de uma família pobre de nove filhos, Virgulino entrou para o cangaço aos 19 anos, no grupo do Sr. Pereira. Nesse bando, ganhou o codinome Lampião, ao iluminar a escuridão com uma rajada de tiros quando os cangaceiros procuravam um maço de cigarros perdido. Em 1921, ele formou seu próprio grupo. No começo, matava os poderosos e distribuía o dinheiro dos saques aos pobres. Aos poucos, porém, abandonou essa prática e fez conluios com coronéis. Em 1927, o padre Cícero convocou o bando de Lampião para lutar contra o movimento comandado por Luís Carlos Prestes - a favor da democracia e contra o governo Vargas - em troca da anistia a seus crimes. Com a recusa do governo em conceder a anistia, o grupo fugiu com as armas cedidas por padre Cícero, tomando-se o mais temido bando entre os 46 que atuavam à época. Aglutinou diversos grupos menores sob seu comando, que se estendeu por até 300 cangaceiros. Depois de conhecer Maria Bonita, Lampião decidiu criar uma comunidade perto de Santa Brígida (BA) para aproximar casais e convencer o bando a aceitar mulheres. Com o aumento de seu poder, Lampião comprou fazendas, subdividiu seu grupo e criou um quartel em Angico (SE), onde se estabeleceu como traficante de armas. Lá, foi morto à traição por outro traficante em 1938. As cabeças de Lampião e seus cangaceiros foram cortadas e exibidas pelo Nordeste. Maria Bonita, além de ter a cabeça decepada, foi empalada.


Johann Sebastian BachUm dos maiores compositores de todos os tempos, Bach morre em 28 de julho de 1750, aos 65 anos. Ele nasceu em Eisenach, na Alemanha. Algumas de suas grandes obras são Paixão Segundo São Mateus, os Concertos Brandeburgueses, Cantata de Natal e O Cravo Bem Temperado.


1750 - Morre Johann Sebastian Bach, compositor alemão.

1794 - Revolução Francesa: Maximilien Robespierre, Louis Antoine Leon Saint Just e a maior parte dos jacobinos são executados na guilhotina.

1821 - Independência do Peru.

1902 - Nasce Karl Popper, filósofo britânico de orígem austríaca.


1914 - O império Austro-húngaro declarou guerra à Sérvia. A Primeira Guerra Mundial começou dois dias depois


1929 - 48 países assinam o acordo firmado em Genebra sobre o tratamento de prisioneiros de guerra.

1929 - Nasce Itamar Franco, político brasileiro.


1933 - O primeiro telegrama cantado foi entregue, como presente de aniversário, ao cantor americano Rudy Valle


1938 - Nasce Alberto Fujimori, ex presidente do Peru.

1938 - Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros são mortos pela polícia em Sergipe.


1941 - O Japão invadiu a Indochina avançando sua conquista territorial durante a Segunda Guerra Mundial


1945 - José Luis Bustamante Rivero assume a Presidência do Perú depois da vitória eleitoral de 10 de julho.

1945 - Um avião se choca com o Empire State Building, de Nova York: 28 mortos.

1954 - Nasce Hugo Chavez, presidente da Venezuela.

1956 - Manuel Prado Ugarteche toma posse da Presidência peruana depois das eleições de 17 de junho.

1965 - Nasce a cantora baiana Daniela Mercury. 1976 - Um terremoto de 8,3 graus na escala Richter destrói praticamente toda a cidade de T'angshan, no noroeste da China: 240.000 mortos.

1980 - O centrista Fernando Belaúnde Terry assume a Presidência do Peru.

1985 - Alan García assume a Presidência do Peru.

1990 - Alberto Fujimori, presidente do Peru.

1994 - O ex-diretor do Centro Nacional de Transfusão de Sangue da França, o médico Michel Garetta, foi indiciado por envenenamento. A distribuição de sangue não-testado teria contaminado 10 mil pessoas com o vírus da Aids.

1995 - Morre Miklos Rozsa, compositor húngaro.

1998 - Acordo entre "BMW" e "Volkswagen" para repartir a marca britânica "Rolls Royce".

1999 - O Tribunal de Direitos Humanos de Estrasburgo condena a França por torturas, que se torna o primeiro país da União Européia condenada por este delito.

2001 - Alejandro Toledo assume a Presidência do Peru


Cangaço curioso


•Os cangaceiros usavam chinelas típicas de sertanejo. A de Lampião, porém, tinha um reforço especial, com intuito de corrigir uma lesão no pé sofrida durante tiroteio na região Lagoa de Vieira, Pernambuco, em 1924.


•O integrantes do cangaço gostavam de enfeitar suas roupas e armas com moedas de prata, ilhoses brancos e flores estilizadas. Também usavam muitos anéis nos dedos e, no caso das mulheres, correntes de ouro com medalhões e medalhas.

•Dadá, companheira de um dos fiéis seguidores de Lampião, Corisco, e a mulher mais valente do cangaço, foi quem introduziu muitos dos ornamentos usados na vestimenta, bornais (sacos para transporte de água e alimento) e luvas.


•No chapéu, os cangaceiros costumavam pregar signos de Salomão, que nada mais são que estrelas de Davi.


•No início, só haviam homens nos bandos de cangaceiros. As mulheres começaram a participar do movimento em 1930, ano em que Lampião conheceu e se apaixonou por Maria Bonita.


•Os cangaceiros costumavam ter cachorros no bando. Eles serviam como vigias e ajudavam a divertir o grupo.


•Lampião sofreu vários ferimentos ao longo de sua vida no cangaço. Em 1921, foi baleado nos ombros e na virilha. No ano seguinte, teve um ferimento na cabeça que quase lhe tirou a vida. Uma lesão no pé direito, em 1924, lhe acompanharia a vida inteira. Ele também perdeu o olho direito (1925) e foi atingido na omoplata (1926) e no quadril (1930).


•O Rei do Cangaço e Maria Bonita tiveram apenas uma filha, Expedita, que nasceu em 1932.


•Antes de ter seu próprio bando, Lampião e irmãos Antonio e Ezequiel fizeram parte do bando de Sebastião Pereira, ou Sinhô Pereira, como era conhecido.

Por que o Cangaceiro Lampião Começou a Usar Óculos?

A história começa em agosto de 1925 quando em uma de suas muitas invasões pelo sertão de Pernambuco, Lampião e seu grupo foram surpreendidos pela polícia da região. O tiroteio desse dia marcou toda a vida de Lampião. Seu irmão mais novo chamado Livino foi atingido pelos policiais e morreu. Lampião ao reagir foi ferido no olho direito por um espinho do cacto que o policial atingiu com uma escopeta.
Lampião foi levado a um médico numa cidade, próxima ao acidente, chamada Triunfo onde retiraram o espinho de seu olho. O médico não conseguiu livrá-lo da cegueira. Bem-humorado, Lampião dizia que precisava apenas de um olho para atirar já que mesmo tendo dois precisava fechar um, e não se importou com o ocorrido.
A partir daí, tornou-se canhoto na hora de atirar e usou óculos para esconder a cegueira daqueles que não o conheciam e para proteger o outro olho do sol sertanejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após a aprovação do moderador.