quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Revitalizada, Boutique de Peixe abriga Projeto Biopesca

Estivemos presentes na revitalização da Boutique de Peixe (localizada na Avenida Castelo Branco, altura da Rua Rui Barbosa, Bairro Canto do Forte). O local funciona também como sede do Projeto Biopesca. A solenidade, que ocorreu na quarta-feira (11) e reuniu cerca de 100 pessoas no local, faz parte do cronograma de atividades comemorativas do 45º aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município.

“Uma revitalização nos mesmos moldes será realizada no Mercado de Peixes, localizado no Bairro Ocian. A obra terá início depois do carnaval para não atrapalhar o movimento. Com este tipo de ação oferecemos melhor qualidade de trabalho aos comerciantes, além de conforto aos munícipes e turistas que utilizam estes espaços”, destacou o prefeito praiagrandense durante a solenidade.

Criado em 1998 na própria Cidade, o Projeto Biopesca é uma ONG (organização não – governamental) que tem como objetivos principais pesquisar as atividades de pesca e suas relações com golfinhos e tartarugas marinhas. Os pesquisadores contam com espaço voltado ao estudo na dentro da própria Boutique.

Durante a entrega da revitalização, as biólogas devolveram uma tartaruga ao mar, seu habitat natural, como forma de simbolizar o trabalho desenvolvido pelo grupo.

O convívio dos pesquisadores do projeto com as comunidades pesqueiras criou um laço de confiança. Desta forma os pescadores passaram a informar sobre suas atividades e sobre as capturas acidentais de animais marinhos.

Revitalização - Os trabalhos de revitalização no prédio foram desenvolvidos pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Os profissionais realizaram atividades voltadas à manutenção geral, hidráulica e elétrica, além de nova pintura.

O principal destaque da revitalização ficou por conta da instalação de brinquedos de madeira, criando assim dois playgrounds na área do equipamento. A escolha do material ocorreu por beneficiar as ações dos profissionais da Sesurb voltadas a manutenção.

Histórico - A reforma completa da Boutique de Peixe ocorreu em 2008. Na oportunidade foram investidos R$ 547 mil. Desde então o local oferece melhor infra-estrutura a comerciantes e consumidores. Dos 16 boxes do projeto inicial, cinco foram reconstruídos. Este é o número de pescadores artesanais estabelecidos atualmente no local. Desta forma ocorreu a ampliação da área de trabalho. Cada espaço individual passou a contar com 13 metros quadrados. Existe ainda área de serviço para instalação de freezer e depósito para as redes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após a aprovação do moderador.