sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Carnaval 2012 de Praia Grande

O evento é organizado pela Libesa. Até metade dos anos 2000, não havia um número fixo de escolas que desfilavam no carnaval da cidade, quando em 2009 houve uma reestruturação do evento, com a criação da Libesa e com diversas parcerias (a principal delas com Prefeitura), que definiu as divisões e a quantidade de agremiações em cada uma delas, organizando e elevando ainda mais a qualidade dos desfiles.

Nesse ano, 14 agremiações desfilaram na divisão principal e 7 na divisão de acesso, onde os cinco primeiros blocos mais bem colocados na apuração receberam incentivos para que se tornem escolas de samba e desfilarem já em 2010 no Grupo Especial, junto às tradicionais Vila do Sapo e Império.


Devido ao número elevado de desfiles, o evento ocorria em três dias: sábado, domingo e segunda-feira. Assim permaneceu até 2011, quando se estabeleceu o número de 6 escolas (Grupo Especial) e 8 escolas (Grupo de Acesso), e concentrando os desfiles aos domingos e segundas-feiras no Sambódromo de Praia Grande, com capacidade para receber um público de 20 mil pessoas por noite, com camarotes, praça de alimentação e banheiros químicos.

Na Terça-Feira é feita a apuração para definir as escolas campeãs.




Já está definida a corte do Carnaval da Família 2012, de Praia Grande. Marcelo Serafim e Jenyffer Diana da Silva, ambos da escola Folia 99, foram eleitos Rei Momo e Rainha do carnaval, em evento realizado na sexta-feira (6), na Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, no Bairro Guilhermina. A eleição, organizada pela Liga dos Blocos e Escolas de Samba (Libesa), teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Praia Grande. Na oportunidade, também foram definidos os cidadão e cidadã do samba, embaixatriz, princesa e musa do carnaval. A missão desse time de foliões é a de divulgar a festa pela Cidade e abrir oficialmente os desfiles no Sambódromo Municipal.

A abertura do evento contou com apresentações do grupo de dança Swingueira e também das baterias das Escolas de Samba Casa do Mestiço e Folia 99, primeiro e segundo lugar, respectivamente, no Carnaval 2011.

O presidente da Libesa, Antonio Carlos de Oliveira, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Administração Municipal ao Carnaval da Família. “Com a verba que recebemos da Prefeitura, a boa vontade das comunidades e nosso amor por essa festa popular, o Carnaval 2012 da cidade vai ser um dos melhores da região”, afirmou.

Confira lista completa de eleitos para a Corte Carnavalesca 2012 de Praia Grande:

Marcelo Serafim (Folia 99) - Rei Momo;
Jenyffer Diana da Silva (Folia 99) – Rainha;
Marisa dos Santos Batista (Mancha Verde) – Princesa;
Andreia Santos da Silva (Amigos do Samba) – Musa;
Luciana Veríssimo (Amigos do Samba) – Cidadã do Samba;
José Carlos (Cesac) - Cidadão Samba;
Gezebel de Moraes Moreira (Favoritos do Forte) - Embaixatriz do Samba.

Carnaval – Resultado de uma parceria entre a Libesa e a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Carnaval da Família 2012 promoverá dois dias de desfiles gratuitos na Passarela do Samba João Apolônio, montada no Complexo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos, Bairro Sítio do Campo.

Os desfiles serão realizados nos dias 20 e 21 de fevereiro, das 20 às 03 horas. Serão 14 Escolas de Samba a se apresentarem, divididas em Grupo Especial (seis escolas) e 1° Grupo (com oito agremiações), e mais a abertura tradicional do Bloco Afoxé. Segundo a Sectur, o evento deve atrair aproximadamente público de 50 mil pessoas.
Por Jaqueline de Marco, MTB: 52.981


Confira a programação dos desfiles:

- Desfile oficial 1º grupo (segunda-feira, dia 20 de fevereiro)


Abertura Oficial do evento - Corte e Afoxé Laroyé – às 20h
1ª G.R.C.E.S. Amigos do Samba – das 20h30 às 21h10
2ª G.R.C.E.S. João Apolônio Cesac - Forte – das 21h20 às 22h
3ª G.R.C.E.S. Unidos da Ocian – das 22h10 às 22h50
4ª G.R.C.E.S. Guaratude – das 23h às 23h40
5ª G.R.C.E.S. Acadêmicos de Praia Grande – das 23h50 à 0h30
6ª G.R.C.E.S. Cristal de Praia Grande – da 0h40 à 1h20
7ª G.R.C.E.S. Moc. Indep. Star na Avenida – da 1h30 às 2h10
8ª G.R.S.C.E.S. Unidos da Vila do Sapo – das 2h20 às 3h

- Desfile oficial grupo especial (terça-feira, 21 de fevereiro)


1ª G.R.E.S. Folia 99 FM – das 21h às 21h50
2ª G.R.C.E.S. Cangibrinos (Império da Baixada) – das 22h às 22h50
3ª G.R.C.E.S. Casa do Mestiço – das 23h às 23h50
4ª G.R.C.E.S. Mancha Verde – Baixada – da 0h à 0h50
5ª G.R.C.E.S. Favoritos do Forte – da 1h à 1h50
6ª G.R.C.E.S. Acadêmicos da Ilha do Caieiras – das 2h às 2h50




Um comentário:

O comentário será publicado após a aprovação do moderador.