segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Dia do Frevo



Dia do Frevo - O frevo, em rigor, não é um gênero próprio. Tem este nome no Norte, a alucinação que se apodera do povo nas festas carnavalescas, ao som de certas marchas e marchinhas especiais, sem canto, espevitadas, que têm o condão de produzir um frenesi contagioso, a ponto do sangue como que frever. nas veias.

Todos os escritores que tentam descrever esta espécie de loucura musical e coreográfica acabam largando a pena desanimados; é o caso, pois, de, parodiando Camões, dizer-se "Melhor experimentá-lo que julgá-lo, mas julgue-o quem não pode experimentá-lo".

Morte de Grace Kelly

Em 14 de setembro de 1982, um acidente de carro mata a princesa Grace Patricia Kelly. Em 1956, ela casou-se com o Principe Rainier Grimaldi III de Mônaco, tornando-se a "Serenissima Alteza Princesa Grace de Monaco". Devido a realeza, foi forçada a desistir da carreira de atriz.

1321 - Morre Dante Alighieri, poeta italiano.

1519 - Decreto do imperador Carlos I através do qual os territórios conquistados na América são incorporados a coroa de Castela.

1812 - Napoleão invade Moscou, mas um incêndio provocado pelos habitantes da cidade ocasiona danos que fazem os franceses saírem do local.

1836 - Um pacto de amizade entre Peru e Bolívia é assinado.

1844 - O governo brasileiro reconhece a independência do Paraguai.

1906 - Tropas norte-americanas desembarcam em Havana.

1910 - O dirigível Zeppelin 4 é consumido pelo fogo nas proximidades de Baden-Baden, na Alemanha.

1911 - Morre o poeta Raimundo Correa.

1915 - Início da Primeira Guerra Mundial. Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária fazem uma aliança, com uma cláusula secreta que concede à Bulgária a parte grega e sérvia da Macedônia, sem participar da guerra.

1916 - Morre José Echegaray, escritor espanhol, prêmio Nobel em 1904.

1917 - Alexandr Kerenski proclama a república na Rússia e é nomeado comandante-chefe do Exército.

1920 - Nasce Lawrence Klein, professor americano, um dos mestres da Economia moderna, prêmio Nobel de Economia em 1980.

1921 - Nasce Dom Paulo Evaristo Arns.

1927 - A bailarina americana Isadora Duncan morre aos 50 anos em Nice, na França. Ela foi enforcada por um véu que enroscou no pneu do carro conversível.

1930 - O Partido Socialista Nacional vence as eleições na Alemanha, tornando-se o segundo maior partido do parlamento.

1944 - Início da Segunda Guerra Mundial. O Exército Vermelho chega até os arredores de Varsóvia.

1949 - Os soviéticos realizam sua primeira explosão atômica.

1954 - Um avião militar soviético lança uma bomba atômica nas montanhas Urais, para estudar os efeitos sobre os seres humanos.

1960 - Os países produtores de petróleo encerram um encontro, em Bagdá, no Iraque, com a formação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

1964 - Eduardo Frei é eleito presidente do Chile.

1973 - A candidatura dos generais Ernesto Geisel e Adalberto Pereira dos Santos para presidente e vice-presidente da República, respectivamente, foi homologada pela Arena, o partido governista.

1982 - Morre o presidente libanês Bechir Gemayel, em um atentado em Beirute.

1982 - Um desmaio provoca o acidente de carro que mata a atriz Grace Kelly, casada com o príncipe Rainier de Mônaco. Ela estava com 52 anos.

1996 - As primeiras eleições gerais na Bósnia ocorrem depois de quatro anos de guerra. O muçulmano Alia Izetbegovic, com 55,34% dos votos, é o escolhido.

1997 - O norte-americano Carl Lewis, um dos maiores atletas da história, anuncia sua aposentadoria.

2000 - Descoberto um vídeo no qual Vladimiro Montesinos, principal assessor do ex-presidente peruano, Alberto Fujimori, suborna um congressista opositor.