sábado, 11 de agosto de 2012

Dia do Advogado

Ao fim de uma semana em que, por causa do julgamento do mensalão, os advogados estiveram em grande evidência — competindo com os atletas dos Jogos Olímpicos pelas capas dos jornais —, o dia deles chegou. Hoje (11/8) se celebra o Dia do Advogado, data que remonta a 1827, quando Dom Pedro I sancionou lei que criava os dois primeiros cursos jurídicos no Brasil, um em São Paulo e outro em Olinda, em Pernambuco. (Na foto acima, o pelotão de elite de advogados que defendem os réus do mensalão, no Supremo Tribunal Federal.)
A advocacia é uma constante luta por um ideal, renovada todos os dias. E nunca é demais reforçar que a defesa da ética, da justiça, das condições de trabalho, dos honorários e das prerrogativas profissionais são prioridades diárias na OAB. Assim como combater iniciativas que violem o princípio da indispensabilidade do advogado e do seu papel como integrante fundamental na administração da Justiça.
Coragem, humildade, paciência, perseverança e muito estudo são algumas das características desse profissional que vive um verdadeiro desafio cotidiano na medida em que, como operador do Direito, é consagrado pela convicção absoluta de que nada é mais libertador para um ser humano do que a luta pela justiça e que ele é importante agente transformador da sociedade.
Por isso uma das grandes bandeiras da Ordem é manter o advogado permanentemente ciente dos seus direitos, livre pelas suas convicções e pelo que determina a Lei 8.906 e assim está expresso na Constituição Federal de 1988.
E se lembrarmos que a trajetória da OAB ostenta belos episódios de luta pelo ideal de ajudar a fazer do nosso país uma verdadeira democracia, igualmente recordamos a participação dos advogados, gravada na história do Direito e confundindo-se com a memória da nação brasileira.
Tudo sem esquecer que as prerrogativas da advocacia são uma garantia legitimamente democrática e não pertencem apenas ao advogado, mas ao cidadão que está ali por ele representado. Os direitos da sociedade somente serão salvaguardados por advogados fortalecidos. Segredo profissional é inegociável, liberdade profissional é inegociável. Prerrogativas profissionais são inegociáveis.
E é por isso que seguiremos lutando pela concretização dos nossos projetos, por uma classe cada vez mais combativa e por um pacto real de levar a justiça a todos os brasileiros. Porque esse é o pensamento da advocacia. Esse é o pensamento da OAB, e de todos nós brasileiros que lutamos por justiça dia a dia... E eu, mais que nunca, sou a favor da justiça, da legalidade, e das leis impostas. E na política não é diferente, seguimos inúmeras leis!!!! E posso garantir que estou de acordo com as mesmas, por isso, com ética, respeito e dignidade, conto com você em outubro: É tudo 1 !!!!! Osvaldo Costa seu Vereador!!!!! Mourão Prefeito e Maura Ligia Vice!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após a aprovação do moderador.